No dia 10 de outubro, foram divulgadas pelo IBGE as expectativas acerca da produção agrícola nacional para o ano de 2023.
O resultado da apuração realizada por meio do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola concluiu que a estimativa de produção de cereais, leguminosas e oleaginosas para o ano de 2023 será de 318,1 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 20,9% em relação à safra de 2022. Houve aumento também em relação à área a ser colhida que será de 77,8 milhões de hectares, ou seja, 6,3% a mais que em 2022.
Observa-se que, apesar de ter sido ampliada a área a ser colhida, a ampliação foi percentualmente inferior ao aumento da safra, o que pode demonstrar uma melhor utilização das áreas plantadas, a aplicação de técnicas mais apropriadas, bem como a melhoria na qualidade das sementes utilizadas. Isso pode ser mais evidente ao analisarmos as principais culturas isoladamente.
O algodão herbáceo, por exemplo, teve um aumento na safra de 12,3%, enquanto a área plantada aumentou apenas 6,2%. No caso da soja, houve um aumento de 26,5% com ampliação de 7,6% da área de colheita.
O maior crescimento percentual se deu na cultura do sorgo, que aumentou em 43,3%, com uma ampliação da área de colheita de 23,7%. Em termos absolutos, a expectativa é que sejam colhidos cerca de 4,08 milhões de toneladas. O aumento mais significativo deve ocorrer na região sudeste que deve colher cerca de 75% a mais que no ano passado.
A Produtiva Sorghum tem orgulho de colaborar com esses expressivos resultados e contribuir para o crescimento da nossa economia. Para isso, oferecemos as sementes de Sorgo Híbrido PR 40G34, PRS 4041 com excelentes resultados de alta precocidade, além da variedade BRS Ponta Negra. Para saber mais sobre os nossos produtos, clique aqui.